incentivo
Notícias > Etapa Rio Grande do Sul
14 de
Mai de
2016
Após quatro vices, cabeça de chave 1 sagra-se campeã dos 18 anos na etapa Sul
Às 13h17
Foto: Cleon Medeiros

Foram quatro anos batendo na trave ou ficando na rede, para adaptar a metáfora às quadras de tênis. Neste sábado, depois de quatro vice-campeonatos, foi com uma mistura de riso e choro que Leticia Lunge (Colégio João Paulo I — Porto Alegre-RS) enfim ergueu o troféu da categoria 18 anos do Circuito de Tênis Escolar e Universitário 2016, apresentado pelo Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

 

Na final disputada na quadra 1 do Parque Esportivo da PUCRS, Leticia derrotou Rafaela Manfrin (Colégio Pastor Dohms — Porto Alegre-RS) por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2.

 

Além do troféu, a campeã, como todos os vencedores de simples das quatro categorias do Circuito (universitária, 12, 14 e 18 anos), ganhou uma bolsa para treinar e estudar uma língua estrangeira (inglês ou espanhol) por duas semanas, com tudo pago, na Academia Sánchez-Casal, em Barcelona, na Espanha — um dos centros formadores de tenistas mais prestigiados do mundo.

 

— Finalmente! — foi a reação inicial de Leticia, 16 anos, aluna do terceiro ano do Ensino Médio, do alto dos seus 1m84cm de altura.

 

Na hora de enumerar quantas vezes já havia tentado conquistar o troféu de campeã, nem ela mesma conseguia lembrar.

 

— Foram quatro pratas, quatro! Desde a categoria 12 anos: eu chegava na final, jogava muito mal e perdia. No ano passado, foi especialmente marcante, porque eu vinha de várias vitórias contra ela (a campeã de 2015, Nicole Beidacki). Hoje eu também joguei muito mal na final, mas pelo menos ganhei — brincou a vencedora, que agora pretende se concentrar na admissão a uma faculdade norte-americana, onde pretende seguir jogando, apesar de ainda não ter decidido que curso estudar.

 

Depois de finalmente segurar o troféu dourado, Leticia não perdeu a chance de ser moleca, como qualquer adolescente, posando para fotos junto ao painel das chaves, do árbitro-geral do torneio — tudo a que teve direito para celebrar a conquista inédita e tão aguardada.

 

— Acho que no fim o prêmio da viagem a Barcelona passou a ser o de menos, eu queria era tirar esse peso das costas. Era uma questão de honra, já — sorriu a campeã, entre lágrimas.

 

Recorde — Já tradicional torneio do calendário do tênis juvenil brasileiro, este ano a competição em Porto Alegre teve como novidade a possibilidade de alunos-atletas de Santa Catarina e do Paraná se inscreverem nas chaves, além dos gaúchos.

 

Realizada no Rio Grande do Sul pela sétima vez desde que o Circuito foi criado, em 2009 (em 2011 o torneio não foi realizado), esta foi a maior etapa já sediada em Porto Alegre. No total, foram cerca de 250 tenistas representando quase 80 instituições de ensino públicas e privadas em quatro semanas de disputas.

 

Escola + esporte — O Circuito também está sendo disputado em São Paulo e Salvador (BA). Gratuitas, as inscrições são abertas a qualquer aluno(a) regularmente matriculado(a) em uma instituição de ensino da rede pública ou privada, independentemente do nível técnico de tênis. Em sua sétima edição, o objetivo central do Circuito segue o mesmo desde o início: provar que esporte e educação podem e devem caminhar juntos, ressaltando a importância de se manter a saúde do corpo com a prática de uma atividade esportiva.

 

Resultados finais

 

Etapa Sul

 

Categoria universitária

Campeões

Masculino simples: Yuri Radomsky (PUCRS — Porto Alegre-RS)

Feminino simples: Martina Yurgel (PUCRS — Porto Alegre-RS)

Masculino duplas: João Pedro Laydner e Lucas Izkovitz (UCPel — Pelotas-RS)

Feminino duplas: Maria Laura Schiefelbein (UFCSPA — Porto Alegre-RS) e Nathalia Jung (Faculdade Sogipa — Porto Alegre-RS)

 

Categoria 18 anos

Masculino simples: João Vitor Ceolin (Colégio Estadual Florinda Tubino Sampaio — Porto Alegre-RS)

Feminino simples: Leticia Lunge (Colégio João Paulo I — Porto Alegre-RS)

Masculino duplas: João Pedro Guedes Santos (Escola Estadual de Educação Básica Almirante Bacelar — Porto Alegre-RS) e Antonio Sasso (Colégio Anchieta — Porto Alegre-RS)

Feminino duplas: Leticia Lunge (Colégio João Paulo I — Porto Alegre-RS) e Juliana Kulczyinki (Colégio Pastor Dohms — Porto Alegre-RS)

 

Categoria 14 anos

Campeões

Masculino simples: Matheus Ramos (Colégio Marista Paranaense — Curitiba-PR)

Feminino simples: Namie Isago (Escola Pastor Hans Muller — Joinville-SC)

Masculino duplas: Matheus Ramos (Colégio Marista Paranaense — Curitiba-PR) e Rodrigo Fuckner Jr. (Colégio São Luiz — Brusque-SC)

Feminino duplas: Namie Isago (Escola Pastor Hans Muller — Joinville-SC)

e Isadora Machado (Colégio Sinodal — Carazinho-RS)

 

Categoria 12 anos

Campeões

Masculino simples: Gustavo Tedesco (Escola Adventista — Caxias do Sul-RS)

Feminino simples: Amanda Oliveira (Colégio São João Batista —Caxias do Sul-RS)

Masculino duplas: Arthur Reston e Felipe Coimbra (Colégio Farroupilha — Porto Alegre-RS)

Feminino duplas: Daniela Bozko (Colégio Província de São Pedro — Porto Alegre-RS) e Amanda Oliveira (Colégio São João Batista — Caxias do Sul-RS)

 

Informações:

rs@escolaruniversitario.com.br

 

Assessoria de imprensa etapa RS:

Marianne Scholze

imprensars@escolaruniversitario.com.br

 





© 2017     Todos os direitos reservados
bd
REDES SOCIAIS